PUBLICAÇÕES

ECN - Empresa de Consultorias e Negócios Ltda.

UM PROFISSIONAL E SUAS VIVÊNCIAS

Nossa vida nos proporciona sempre muitas oportunidades…

Nem todas as pessoas, porém, estão atentas a isto e deixam essas chances passarem por desatenção e até falta de coragem para aproveitá-las!!!

Comigo foi sempre diferente. 

Nunca perdi qualquer oportunidade que surgiu no meu caminho e as enfrentei, mesmo que às vezes estivesse com medo!

Aos que se dispuserem a dedicar um tempo para conhecer a minha estrada, segue o meu relato:

– Nasci numa Família humilde de pais imigrantes uruguaios, que vieram tentar a vida no Brasil no início da Década de 30 do século passado!

Tiveram 10 filhos, sendo que os dois primeiros faleceram ainda meninos, vítimas da precária medicina praticada à época no interior do Rio Grande do Sul.

Sou o filho caçula de oito filhos; 4 homens e 4 mulheres gerados por Maria Ettlin e José Benito Petráglia. Exemplos de integridade e correção de atitude em tudo que nos proporcionaram para nos fazerem felizes. 

Aprendemos o espanhol, na prática, por meio de músicas que cantavam e das conversas diárias na nossa casa.

O meu pai trabalhava como operário especializado numa pequena fábrica de doces, profissão na qual começou ainda no Uruguai e que o levou a imigrar para cá.

Quando eu tinha cerca de 6 anos, ele me matriculou em uma escola formal e, nas minhas horas vagas e nas férias, me lançou na escola da vida. 

Ele me levava para o seu trabalho na pequena fábrica de doces em que trabalhava e me colocava para descascar frutas, principalmente bananas, matéria prima das balas e doces maravilhosos que ele fazia.

Eu tinha de descascar toneladas e toneladas de bananas, sempre no meio delas, cheias de aranhas e insetos vindos das plantações.

Na Fábrica haviam outros meninos que também descascavam frutas. Iam descascando e enchendo latas de 20 Kg ao longo da semana. E no Sábado pela manhã, o meu pai somava tudo e os pagava. Ele controlava diariamente a produção.

Com a minha chegada, ele me ensinou a contar e controlar tudo e no sábado lhe entregava as relações das latas produzidas. 

Os meus dedos guardam, ainda hoje, os desgastes daqueles trabalhos. 

Ele nada me pagava, como pagava aos demais meninos que junto comigo trabalhavam.

Dizia que eu devia aprender a pagar pela minha sobrevivência. 

O velho era muito duro… poderia me dar uns tostões, como sobras do ressarcimento da minha sobrevivência, mas não… ele enxergava as coisas de forma diferente. 

Veio aí a minha primeira grande lição profissional.

Hoje vejo que foi ali que começou o desenvolvimento da minha grande capacidade de administração, gestão e experiências profissionais…

Assim foi o meu início de vida no chão de fábrica, até que aos 16 anos passei no Curso de Eletrotécnica da Escola Técnica Federal do Paraná, o qual cursei por três anos em período integral.

Ali descobri a minha aptidão para a área técnica – e que depois se mostrou fundamental para a minha carreira na Marinha do Brasil – com a passagem também para a área das Ciências Sociais.

Terminei meu Curso Técnico e fui estagiar na Multinacional Siemens do Brasil…

Dali para a Escola Naval, Marinha do Brasil, onde conclui as Graduações de Engenharia Operacional Mecânica, Ciências Navais (1º Curso Superior do Brasil) e Administração de Empresas.

Nela fiz carreira e como arma de guerra, a Aviação Naval…

E ao longo dos anos, alcancei mais 750 dias no mar, navegando e voando de dia e de noite, em quaisquer condições de climas e condições de mar.

E mais outras operações a bordo dos navios, o que me fez conquistar a Medalha do Mérito Marinheiro, com 3 Âncoras, e que muito me orgulha e que poucos conseguem.

Não se trata de Medalha concedida e, sim, conquistada com muito trabalho, estudos, dedicações e sacrifícios pessoais.

Saí da Marinha como Capitão-de-Fragata, em 1995, e enveredei pela área empresarial.

Ainda em 1995, assumi toda a área portuária litorânea do Estado do Paraná, onde implantamos o projeto do Governador Jaime Lerner, arejando os Portos e transformando a Autarquia responsável (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina – APPA) em Autarquia Reguladora das Atividades Portuárias.

Na prática, isso significou a saída das Operações Portuárias pelo Governo do Estado do Paraná e a privatização total das atividades comerciais no Porto Público – o único porto público do Brasil que alcançou esta condição na época, diga-se de passagem.

Ali aprendi muito, como se fizesse nova graduação, pós-graduação, doutorado e pós-doutorado naquele setor portuário…

Grandes e profícuos ensinamentos; atividades e envolvimentos que funcionam como uma verdadeira graduação extra. 

– Quando o Governo Jaime Lerner assumiu em 1995, a Autarquia tinha uma receita de cerca de US$ 150.000.000,00 anuais, sendo 93% dela comprometida com folhas de pagamentos dos seus profissionais portuários diretos, cerca de 750, e dos demais profissionais portuários dos Sindicatos Laborais, através da Intersindical, com cerca de seis mil trabalhadores vinculados à Autarquia, remunerados por ela.

E, além disso, mais cerca de dez mil profissionais portuários vinculados indiretamente às nossas decisões!

Uma responsabilidade muito grande!

– Com o desenvolvimento de um projeto de gestão – aliado à então Nova Lei dos Portos que conseguimos implantar – conseguimos, em menos de 2 anos, mediante um reestudo de redução das Tarifas Portuárias e enxugamento dos quadros, passar todos os cerca de seis mil trabalhadores para subordinação dos Operadores Portuários.

Ou seja, mantivemos à época somente 750 profissionais portuários vinculados, aumentamos as nossas receitas e reduzimos o comprometimento delas para 37%. 

Dentro da normalidade.

No entanto, passamos a ter capacidade de investimentos…

– Depois dos portos, fomos convidados a assumir e desenvolver um projeto de grande porte: uma grande reestruturação empresarial envolvendo o Banco Bradesco, Cia CSN e Grupo Inepar, com quatro plantas industriais semelhantes, as quais foram concentradas em uma só, em Araraquara. SP., enquanto as demais foram desativadas (Volta Redonda, a de Campo Grande e a de Santo André).

Da mesma maneira, todas as sedes espalhadas pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro foram extintas, razão da ida para a insolvência delas.

Neste trabalho foi firmado um contrato de desenvolvimento do projeto, contendo uma Taxa de Sucesso (compensação monetária) e mais outra condição de participação acionaria, via “Stock Options” gratuitas, além da assunção do cargo de Presidente, se tudo desse certo.

Foi estabelecido um prazo de 24 meses para o encerramento do projeto e implantação de uma nova empresa; o resultado da fusão das demais envolvidas no projeto (então falidas).

Conseguimos finalizar essa implantação, com uma pequena equipe e apoiados por todos os Controladores que desencadearam o projeto (Bradesco, CSN e Grupo Inepar) em 8 meses, 1/3 do tempo previsto. Como estabelecido em contrato, assumimos a presidência da nova empresa.

Esta nova Empresa, a então Inepar-FEM, Indústrias e Montagens, concentrou todas as atividades das Indústrias envolvidas e os setores de construções e montagens das quatro empresas anteriores. Essas atividades englobavam os setores de Óleo & Gás, Hidro e Termo Geração, Estruturas Metálicas de médios e grandes portes, Siderurgias, Pontes Rolantes e Pórticos Portuários, Trens e Locomotivas, Metros, Usinagens e Caldeirarias, também de médios e grandes portes, e segmentos correlatos.

Implementamos um downsizing de quase seis mil empregados, para cerca de oitocentos e aumentamos o número de horas de fábrica para quase 7,5 Milhões de horas contratadas, garantindo a operacionalidade fabril para cerca de 5 anos.

E fomos recontratando os melhores que tinham sido dispensados,

Isto nos obrigou a substituir e buscar novos parceiros tecnológicos nos diversos segmentos, nos EUA, Canadá, Alemanha e Noruega, a fim de potencializar a nossa capacidade nas áreas da nova empresa.

Para isso, viajamos para fazer pessoalmente essa prospeção caso a caso. 

– Já no primeiro ano de atividades da nova empresa (1998), obtivemos lucro e elevamos o faturamento para US$ 196.000.000.00. Em 1999, onde conseguimos um faturamento similar de cerca de US$ 198.000 000,00.

Nesta oportunidade, realizando um sonho pessoal de anos – e acumulando com a Presidência desta empresa – fomos convidados a assumir um pequeno projeto com a incorporação de uma empresa de Táxi Aéreo com 3 Helicópteros, na qual desenvolvemos as atividades dos hangares, em Curitiba, São Paulo e Araraquara e previsão de ampliação para o Rio de Janeiro.

Em vista do sucesso alcançado no grande projeto e com a necessidade de dedicação exclusiva à nova empresa, fomos, então, convidados a escolher entre a nossa presidência e as atividades da empresa de Táxi Aéreo, que pouco nos ocupava, mas que era a vontade dos Controladores.

Abrimos mão dos helicópteros. Erro estratégico, pois devíamos ter aberto mão da empresa maior.

No ano 2000, mais uma reestruturação foi feita no Grupo Inepar, desta vez com a concentração de todas as empresas em uma só: a grande Nova Inepar, na qual formos convidados a assumir a Diretoria de Bens de Capital, uma das oito novas Diretorias Corporativas.

Em 2001, optamos por seguir um projeto individual e deixamos o Grupo Inepar para desenvolver a nossa Consultoria, a ECN Empresa de Consultoria e Negócios Ltda. (www.ecnbusiness.com.br). 

Em 2003 incorporamos uma empresa de Gestão de arquivos, físicos e digitais, e GED (Gerenciamento Eletrónico de Dados): a FILEBOX Sistemas de Arquivos Ltda. (www.filebox.com.br).

As duas empresas são sucessos e estão em franco processo de desenvolvimento e crescimento.

Isto tudo que foi alcançado nunca tirou a nossa vontade e propensão a assumir novos e grandes desafios, pois isto faz parte da nossa natureza.

Gostamos muito da vida corporativa e do convívio com os jovens valores que vemos surgir. 

Pensamos que a simbiose entre a experiência e o arrojo da juventude é um grande diferencial e acaba se tornando um aspecto amplamente responsável pelos sucessos das empresas.

Temos muita experiência em tratar com Controladores e Conselhos de Administrações, assim como nos tornamos especialistas em fusões de empresas e processos sucessórios.

Além disso, provemos expertise em gestões terceirizadas e continuamos abertos às oportunidades e novos desafios!!!

Estamos disponíveis, também, para assumir algum desafio fora do Brasil ou mesmo na América Latina, a fim de aplicar todos os conhecimentos adquiridos e alcançar novos e maiores resultados positivos.

Estamos sempre prontos e dispostos a trabalhos e grandes desafios. 

Qualquer oportunidade que surja será devidamente avaliada, dentro do nosso perfil de interventor e executor de projetos, com prazos e tempos determinados, assim como a gestão continuada por um período, até que a sucessão se verifique…

Seja ela familiar ou nas empresas.

PERFIL PROFISSIONAL

JOSÉ ANÍBAL PETRAGLIA

  • 73 anos, casado. Telefone +55 (16) 99787-1215

  • Brasileiro, natural de Curitiba-PR.

  • Objetivo: Conselhos Administração, Mentoria, Principal Executivo e Cargos em Direção.

  • Áreas: Comercial, Administração, Operações, Gestão e Projetos.


Qualificações em Destaque:

  • Sólida e ascendente carreira construída ao longo de 60 anos, com intensas e amplas vivências em gestão (Gestão, Portos, Negócios, Serviços, Marketing e Comercial, Logística, Projetos e Marinha do Brasil).

  • Destacada experiência nas áreas Estratégicas, Administrativas e Operacionais em setores de Logística, Portos, Indústrias, Construções, Portos e Aviação, envolvendo Planejamentos, Gestão de mudanças, Reestruturação, Incorporação, Recuperação e Venda de Empresas. Grande desenvoltura na atuação junto a Presidências e Conselhos de Administração.

  • Trajetória profissional com vivência internacional em países da Europa, Ásia, África e Américas do Norte e do Sul; participação em cursos, seminários e simpósios nestes países.

  • Altamente capacitado para conduzir, com eficácia e excelência, negociações de alto nível, seja na incorporação e vendas de empresas ou grupos empresariais de médio e grande porte, seja para atrair parceiros estratégicos ou tecnológicos, nacionais e internacionais. Expertise para conduzir negociações com sindicatos representativos das áreas patronais e laborais.

  • Perfil executivo voltado para a ação e concretização de resultados. Grande organizador com atuação pautada pelo alto poder de decisão, liderança, energia, determinação, dedicação incondicional e pró-atividade, além de muita habilidade para compor e manter equipes de trabalho motivadas, voltadas para a consecução de objetivos empresariais e gerais.

  • Altamente qualificado em uma gama diversificada de conhecimentos e experiências profissionais e pessoais (pelas diferentes e singulares atividades que teve oportunidade de desenvolver ao longo da sua trajetória de vida com comprovados sucessos nelas todas). Profissional com amplas e profundas competências e preparado para a consecução, gestão e conclusão de projetos, com visão focada no total comprometimento com seus resultados e sucessos por excelência.


Formação Acadêmica:

  • MBA – Gestão Empresarial – Trevisan – SP – 2002.

  • Pós-Graduação em Aviação Naval – Marinha do Brasil – RJ – 1980. 

  • Graduação em Engenharia Elétrica – U.V.A – RJ –   1979.

  • Graduação em Engenharia Operacional Mecânica – Escola Naval – RJ – 1976.

  • Graduação em Administração – Escola Naval – RJ – 1976.

  • Graduação em Ciências Navais – Escola Naval – RJ – 1976.

  • Curso Direito UNIP até o 3º anos. 2007.


Principais Resultados:

. Prestador de Serviços da ECN, (www.ecnbusiness.com.br). Janeiro de 1998 – Atualmente.

  • Consultorias em Gestão Administrativa (RH, Tributária, etc.), Estratégica e Estruturação, assim como, Comercial e Operacional para Empresas, entre algumas, Filebox Sistemas de Arquivos Ltda., Gavel Veículos, Vander World Logística – Campinas–SP, Chalu Imóveis, etc.


. Prestador de Serviços da FILEBOX, (
www.filebox.com.br). Abril 2003 – Dezembro 2020. Venda.

  • Consultorias e Execução em Gestão e Organização de Arquivos Físicos e Digitais. Cinco armazéns localizados em São Carlos e Araraquara–SP; Duas Sedes e Três armazéns.


. Presidente e Vice-Presidente do Grupo GVW Brasil – Logística Integrada,

  • Reestruturações totais do Grupo, Empresas e Atividades, adequando a demanda no mercado.

  • Desenvolvimento e implantação de novas metodologias, produtos e atividades no segmento.

  • Busca, desenvolvimento e implantação de novos Clientes, Fornecedores e Parceiros Operacionais.


. Presidente da Inepar-Fem Industrias e Equipamentos e Montagens S.A.,

  • Negociações da transferência de tecnologia e licença de fabricação de equipamentos com empresas da Noruega e norte-americanas, ampliando a demanda no mercado.

  • Ampliação da área de atuação nos mercados Siderúrgicos, Construções e Termoelétricas.

  • Desativação das unidades de fábrica de Volta Redonda–RJ / Campo Grande-RJ e Santo André–SP e com o desligamento de funcionários em números superiores a 3500.

  • Negociações intensas e com sucesso, com as áreas Sindicais Laborais envolvidas com a reestruturação implantada.

  • Recuperação, modernização e ampliação da nova fábrica em Araraquara–SP após as transferências, ênfase na logística das suas atividades.


. Diretor do Grupo Inepar,

  • Negociações das joint ventures com a CSN e Bradesco, e com a GE Hydro Canadá.

  • Aquisição das instalações do Grupo Villares em Araraquara–SP.

  • Condução da transferência das Plantas Industriais da Fusão das Empresas, em menos de Oito (8) meses.

  • Gestão de Pessoas na reestruturação geral dos quadros de pessoal das empresas participantes das fusões.

  • Estas realizações o habilitaram a ser escolhido e eleito o primeiro Presidente da Empresa a ser criada.


. Superintendente da APPA – Autarquia, a Administração Portos de Paranaguá e Antonina–PR.

  • Autarquia Estadual do Setor de Transportes (Portuário) com receita própria procedente do recolhimento das Tarifas Portuárias (cerca de US$ 150.000.000,00 anuais).

  • Escolhido pelo Governo do Estado do Paraná em 1995 para atender a gestão do projeto de modernização e privatização da área Portuária Paranaense.

  • Negociação da privatização total das operações portuárias no Estado do Paraná.

  • Negociações intensas e com sucesso, com as áreas Sindicais Laborais envolvidas com a reestruturação implantada.

  • Ampliação da Logística Portuária para atender a sua demanda.

– Sede: Cidade de Paranaguá

– Período: janeiro de 1995 a junho de 1997.

– Cargo Ocupado: Superintendente (Presidente).

– Principais Atribuições:

  • Responsável pela gestão completa da Autarquia, implantou uma ampla modernização da Área Portuária Paranaense, com base na Lei dos Portos – 8630.

  • Implantação de sucesso após amplas, intensas e desgastantes negociações com todas as áreas Patronais e Laborais (empresários, armadores, operadores portuários, trabalhadores, sindicatos, etc.).

  • Reportava-se diretamente ao Governador do Estado do Paraná em total com o seu Secretário dos Transportes.


– Principais Resultados obtidos:

  • Privatização total das Operações Portuárias, após exaustivas negociações triangulares entre o Governo do Estado, a área laboral e os empresários atuantes na área portuária.

  • Atração das Montadoras RENAULT, AUDI, CHRYSLER e DETROIT DIESEL para o Estado do Paraná, com suas parceiras, bem como outras, dependentes da movimentação portuária.

  • Ampliação do Calado do Canal da Galheta, de acesso aos Portos de Paranaguá e Antonina para 41 Pés, mediante Dragagem efetuada por Empresa Internacional da Holanda, com Fiscalização da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha d Brasil, por Convênio específico para isto. Assim como outro Convênio para a atualização e Manutenção da Sinalização Náutica de todo o canal. Isto proporcionou um aumento expressivo das movimentações, com a possibilidade de acessos de navios maiores.

  • Atração de Investidores, nacionais e internacionais, para o Terminal Frigorificado da Ponta do Félix, em Antonina–PR, com a recuperação e o reaproveitamento de uma Fábrica de Gelos Secos, gerando centenas de empregos diretos e indiretos.

  • Negociações com os sindicatos das áreas laborais, para obtenção das condições necessárias à privatização total das Operações Portuárias.

  • Drástica redução dos custos de toda a Autarquia, com a utilização racional dos recursos disponíveis, visando lançar os Portos Paranaenses no cenário mundial, em temos de custos portuários.

  • Desenvolvimento e implementação da informatização de toda área portuária, visando à ampliação dos controles das movimentações, melhorando a eficiência dos processos e permitindo o incremento da receita em mais de 20%.

  • Criação e implementação, pela primeira vez num porto nacional, de uma Comissão Local da Segurança Portuária, e de um Site dos Portos de Paranaguá e Antonina na Internet e confecção de um CD-Rom em quatro idiomas, inovação na época.

  • Redução de 6.000 trabalhadores da Autarquia para 750 Portuários vinculados, permitindo uma diminuição do comprometimento da Receita do Porto, de 93% para cerca de 37% do seu total.


. Carreira Militar, como Líder e Dirigente,

Período: janeiro de 1973 a abril 1995.

  • Desenvolvimento de carreira militar, desde a condição de Aspirante a Oficial estudando na Escola Naval, até o posto de Capitão-de-Fragata, passando pelos postos de Guarda-Marinha, 2º Tenente, 1º Tenente, Capitão-Tenente, Capitão de Corveta e Capitão de Fragata.


Cargos Ocupados:

  • Diretor e Instrutor do Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais. Na administração e preparação de equipes e setores, com Curso de Pós-Graduação em Aviação Naval.

  • Diretor de Operações, dos Setores de Treinamentos e Voos de Unidade Aérea de Helicópteros de Emprego Geral.

  • Pioneiro na formação de uma Unidade Aérea desde a concepção, construção, instalações, implantação geral e total até a Operação Total para guerra de tida a Unidade Aérea.

  • Diretor da Equipe de 04 Pilotos e de 10 Mecânicos na Comissão Antártica IV, a bordo do Navio Barão de Teffé.

  • Habilitado em diversos tipos de aeronaves operando sobre o mar ou terra, diurno e noturno.

  • Diretor dos Setores, de Máquinas, Turbinas, Propulsão, Auxiliares, Segurança e Controles de Avarias, de Hangar e Convés de Vôo do Porta-Aviões Minas Gerais.

  • Oficial-Aluno do Curso de Pós-Graduação de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais.


. Principais Atribuições:

  • Preparar, formar, desenvolver, profissionalizar, treinar, chefiar e dirigir equipes de militares, em todos os postos, visando conservar e manter os seus níveis máximos de proficiência operacional, dos materiais, recursos e equipamentos.


. Principais Resultados obtidos:

  • Ao longo dos anos, alcançou mais de 750 dias no mar, navegando e voando de dia e de noite, em quaisquer condições de climas e condições de mar. E mais outras operações a bordo dos navios, o que o fez conquistar a Medalha do Mérito Marinheiro, com 3 Âncoras, e que muito o  orgulha e que poucos conseguem. Não se trata de Medalha concedida e, sim, conquistada com muito trabalho, estudos, dedicações e sacrifícios pessoais.

  • Administração, preparação e formação de todas as equipes, na operação total dos setores que dirigiu, em quaisquer situações, de paz ou não, visando a sua pronta eficácia.

  • Curso de Pós-graduação em Aviação Naval (Segundo Lugar em 16 Oficiais-Alunos), e, também, os Cursos de Guerra Eletrônica, de Segurança e Controle de Avarias de navios, de Combates a Incêndios em navios e aeronaves, de Oficial dos Centros de Operações e Combates, e de Técnicas de Treinamentos e Instruções, entre outros.

  • Piloto de Helicópteros, altamente qualificado e habilitado em diversos tipos de aeronaves, com ênfase em operações embarcadas nos navios da Marinha. Operações em altas e baixas altitudes sobre o mar e sobre terra, em quaisquer condições de visibilidades, tanto diurnas, como noturnas.

  • Instrutor das Cadeiras e Matérias, de Aerodinâmica, de Navegação Aérea, de Segurança de Aviação e de Tráfego Aéreo de aeronaves. Instrutor de Voos, normais e por instrumentos, a bordo ou não de navios. Alcance de cerca de 1800 horas de voos em operações.

  • Direção, por cinco meses, da equipe de pilotos e mecânicos na Operação Antártica IV. Alcance do patamar de 155 horas de voo no período, recorde nunca ultrapassado.

  • Participação de equipe pioneira na formação de uma Unidade Aérea, desde a sua concepção até a sua total capacidade operativa.

  • Preparação e formação de pilotos e equipes, nas operações de helicópteros em quaisquer condições de visibilidades, diurnas e noturnas, tanto sobre terra, como a bordo de navios.

  • Diretor do Curso de Aviação Naval, tendo formado, em alto nível, quatro turmas de pilotos, para a operação das aeronaves de concepção de última geração, do acervo da Marinha do Brasil, incluindo os aviões de combate A4, que seriam incorporados na sequência.

  • Promoções sempre por méritos, em todos os postos pelos que galgou. Alcance da marca considerável, superior a 670 dias de operações diversas sobre o mar, embarcado nos navios da Marinha do Brasil.

  • Escolhido pelo Governador do Estado do Paraná, e autorizada sua transferência para aquele governo em 1995, pelo Ministro da Marinha, a fim de atender solicitação específica para a gestão do projeto de modernização e privatização da Área Portuária Paranaense.


. Outros Cursos:

  • Gerenciamento de Portos – 1997. Curso em Nantes, França.

  • Gerenciamento, atividades portuárias, Holanda e Singapura – 1996.

  • Gestão de Esportes. Curso Brunoro. Faculdades Trevisan – SP – 2003

  • Extensão em Vendas e Negócios Inteligentes – 2002.

  • Finanças Executivos não Financeiros – 1999.

  • Guarda-Marinha – 1977 e Eletrotécnica – 1970.

  • GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos – 2003.


. Idiomas:

  • Inglês – Avançado.

  • Espanhol – Nativo.

oooOOOooo